8 formas de fidelizar clientes do seu e-commerce

//Estratégias de venda | por | 22 de novembro de 2016

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Muitas empresas de comércio eletrônico negligenciam a importância de premiar os seus visitantes, principalmente os recorrentes, enquanto eles se esforçam para gerar receita, interagir nas redes sociais, e se tornar um público fiel. Isso é um erro.

Grandes sites de comércio eletrônico recompensam seus visitantes recorrentes. Eles influenciam milhares de outros possíveis clientes. Pessoas que repetidamente visitam seu site sinalizam um nível de conexão com a sua marca e recompensar essa conexão mostra que você se preocupa com o papel significativo deles.

Felizmente, não existem obstáculos para você premiar os visitantes frequentes de sua loja virtual. Confira 8 maneiras práticas de fazer isso:

Criar um programa de fidelidade baseado em pontos

Um programa que some pontos em compras onde os visitantes frequentes são premiados, é uma ótima maneira de recompensar a fidelidade do visitante. No entanto, é importante evitar que o sistema de pontos e recompensas seja confuso, assim como em muitos sites de comércio eletrônico.

Dicas

  • Torne a experiência dos pontos fácil e intuitiva, principalmente em relação ao valor do benefício. Evite coisas como: 32 pontos equivalem a R$5,00.
  • Não seja misterioso. Deixe bem claro as recompensas e prêmios que os clientes podem obter. Afinal, se eles não podem não sabem o que os pontos significam, por que se importar com eles?
  • Use aplicativos como WoowUp para personalizar o seu programa de fidelidade e controlar os visitantes frequentes via desktop e mobile.

Mantenha um FAQ online

Um FAQ online demonstra a capacidade da sua marca para coletar ativamente a entrada de visitantes frequentes e responder aos seus pedidos em tempo real. Um FAQ pode ser traduzido em um live chat que pode ser hospedado em uma página do seu site, ou até mesmo perfis de mídia social de sua loja.

Oferecer frete grátis

O transporte é um dos fatores críticos que os visitantes de comércio eletrônico levam em conta quando fazem uma compra. Você pode oferecer frete grátis para visitantes frequentes, mas faça com eles se inscrevam como “membro” de sua loja, para receber o benefício. Além disso, é bom estabelecer limites mínimos de pedidos, afinal, se você é uma pequena marca não pode pagar o transporte gratuito de todos os produtos.

Aposte na exclusividade

Criar uma subseção em sua loja online e torná-la exclusiva para visitantes frequentes, ou oferecer uma visão exclusiva através de e-mails-marketing. Use esses canais para oferecer conteúdos referentes a produtos futuros, planos futuros, etc. É uma maneira barata para recompensar a fidelidade do visitante e gerar um buzz sobre a sua marca.

Lembre-se de dia especiais

Cumprimente os clientes mais ativos ou os visitantes mais frequentes em datas especiais. Estamos falando de aniversários, datas comemorativas como o Natal e o Ano Novo, etc. Fazer isso vai ajudá-lo a desenvolver um vínculo emocional com seus visitantes em um nível mais pessoal e desencadear respostas positivas quando eles visitam seu site da próxima vez.

Dicas:

  • Faça a saudação calorosa e sincera, e personalize o tema do assunto.
  • Considere os fusos horários de onde os clientes alvo vivem.
  • Automatize a campanha de saudação com um sistema de CRM.

Mostre aos visitantes que suas opiniões contam

Peça feedbacks de produtos e de atendimento. Isso irá demonstrar que você valoriza a sua opinião. Você pode usar uma ferramenta como o Get Satisfaction para construir uma comunidade onde os visitantes regulares exprimir as suas opiniões ou usar páginas de mídia social de sua marca para o efeito.

Ter conversas casuais

Responda os clientes nos comentários de sua loja virtual ou em páginas na mídia social e inicie uma conversa com eles. Você também pode ter uma conversa ocasional via e-mail. Esta é uma forma conveniente para ouvir os pensamentos dos visitantes sobre um assunto e fazer com que eles se sintam recompensados. O cliente moderno gosta de expressar, e quer ser ouvido.

Dicas:

  • Fale sobre eventos atuais, os interesses do cliente, etc.
  • Interaja com uma frequência regular.
  • Faça com que a conversa flua sobre o visitante, e não sobre a sua marca.

Oferecer um nível especial de serviço

Alguns visitantes regulares podem ser responsáveis por uma grande parte do tráfego do seu site, das suas vendas e dos lucros. Você pode premiar os visitantes com os termos de serviços preferenciais. Você pode, por exemplo, oferecer suporte fora das horas convencionais ou reduzir o número mínimo de produtos por compra.

Dicas

  • Identificar o que os visitantes anseiam como um serviço com uma pesquisa ou um questionário.
  • Tente resolver as reclamações para os clientes se sintam recompensados.

É bom lembrar que o sucesso de um e-commerce é altamente dependente de visitantes de retorno e clientes ativos. Você pode usar uma ou até mesmo todas estas sugestões para criar um esquema de recompensa e se manter a frente no mercado.

Qual é a sua maneira favorita de recompensar a fidelidade do visitante? Eu esqueci de alguma coisa? Sinta-se livre para interagir nos comentários abaixo.

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Gabriela Jahn

Gabriela Jahn Estudante de jornalismo, fotógrafa, redatora e produtora de conteúdo na Inundaweb. Adora tretas.