5 estratégias para otimizar o processo de compra pelo celular

Comprar pelo celular está se tornando cada vez mais comum. Com as pessoas mais conectadas, o smartphone se tornou uma ferramenta básica para executar e organizar os processos do cotidiano. Agenda, lembretes, comunicação, atividades físicas, contatos entre muitas outras coisas são gerenciadas por ele. As compras não estão de fora dessa lista e muitas lojas possuem aplicativos específicos para isso.

Muitas lojas hoje são responsivas, ou seja, se adaptam ao tamanho da tela do dispositivo que está sendo utilizado. Mas isso não é suficiente para construir uma experiência de compra eficiente pelo celular. Há muitas distrações como mensagens, ligações, notificações e também fatores que influenciam na navegação como o tamanho da tela, uma conexão 3G precária e um teclado limitado.

Assim, é importante construir uma experiência de compra otimizada para o smartphone.  Entender as limitações e as oportunidades que a navegação por esse dispositivo oferece. Aqui vão 5 dicas que podem te ajudar a converter mais vendas pelo celular.

 

1 – Fácil acesso aos botões comprar e finalizar compra

Todos os elementos devem ser de fácil acesso no celular. Mas o botão comprar e o de finalizar compra devem ter um destaque especial. Configurar um botão fixo na página do produto ajuda a converter o cliente que já demonstrou interesse no produto. O mesmo acontece no carrinho, facilitar o acesso ao checkout diminui a possibilidade de desistência.

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2 – Selos e informações de segurança

Uma pesquisa da webcredible mostrou que o maior obstáculo que impedem um usuário de comprar pelo celular é o medo de que o seu dispositivo seja hackeado. Esse medo é coerente uma vez que guardamos muitas informações pessoais no celular. Reforce a segurança da sua plataforma e mostre visualmente que o ambiente é seguro para comprar pelo celular.

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3 – Formulário e teclado otimizado para celular

Ninguém gosta de preencher formulários no desktop, no celular muito menos. Limite o seus formulários capturando o estritamente necessário para que a compra possa ser realizada.

 

Alinhamento e tamanho do formulário

No celular os formulários devem ser alinhados à esquerda e o tamanho do campo deve ter a largura máxima. Isso diminui a quantidade de scroll e facilita a identificação de erros quando o usuário digita algo de maneira incorreta ou deixa algum campo em branco.

 

Desabilite o autocorrect em alguns campos

Campos como nome, sobrenome e rua devem ter a funcionalidade de autocorreção desabilitada. Facilite a digitação do seu cliente. Isso pode ser feito com uma adaptação do código de input do campo:

<input type=”text” autocorrect=”off” />

 

Teclado otimizado

Com uma tela e teclado limitado é importante configurar sua loja para que as teclas sejam otimizadas para celular. Isso é, quando o campo digitação for um número (telefone por exemplo) o layout do teclado mostra somente números. Isso acontece para outros campos de digitação da sua loja. Facilite a digitação do seu cliente, faça com que seja rápida e simples.

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4 – Usabilidade e Navegação

Você pode ter percebido que todas essas dicas circundam um preceito principal: Otimizar e solicitar o essencial. A navegação não foge à regra. O site responsivo deve priorizar o essencial e eliminar o secundário. Elimine botões de comparação, quantidade, lista de desejos e qualquer outro elemento que não seja especificamente focado diretamente na experiência de compra.

Não faça o cliente preencher a mesma informação mais de uma vez

Imagine essa situação: Você está preenchendo um formulário pelo celular e acidentalmente você clica em algum link,  é direcionado para outra página e quando volta tem que preencher novamente? Gera uma mistura de preguiça com raiva. Como evitar?

  • Você pode evitar isso fazendo com que seus links em páginas de cadastro abram sempre em outra janela, evitando o fechamento daquela que está sendo preenchida pelo usuário.
  • Coloque um pop-up solicitando confirmação de que o usuário pretende deixar a página e assim, perder as informações digitadas

 

5 – Menu e Busca

A busca é um elemento importante para a versão mobile da sua loja, principalmente se ela possui uma variedade muito grande de produtos. A opção de deixar a busca fixa ou não depende do histórico da quantidade de vezes que o usuário utiliza a busca na sua loja. Como existe pouco espaço na tela, uma opção é colocar a buca no menu responsivo ou colocar apenas um ícone que ao clicar abre a busca.

Tão importante quanto a facilidade de utilizar a busca é a apresentação dos resultados. Sempre mostre o resultado da busca em forma de lista e com o botão comprar evidente, não faça o usuário ter dificuldade ao achar o que procura e comprar.

Otimizar a experiência de compra pelo celular impacta diretamente nas vendas da sua loja. A regra essencial é otimizar a navegação e facilitar o preenchimento de informações.  Utilize essas estratégias para alavancar suas vendas.

 

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Gustavo Oliveira

Gustavo Oliveira Diretor de Marketng e Co-fundador da MinhaSuperloja. Sócio na Agência de Negócios Digitais INUNDAWEB. Budista , tomador de chimarrão e apaixonado por estratégias agressivas de vendas online.