SEO para E-commerce: 5 Dicas para aparecer no Google

//Estratégias de venda | por | 30 de junho de 2016

SEO para E-commerce: 5 Dicas para aparecer no Google - Minha SuperlojaA divulgação de uma loja virtual passa por diversas dimensões do marketing digital, e o SEO para E-commerce é sem dúvidas, uma das principais. Estatisticamente, as visitas vindas da busca orgânica costumam ser a maior fonte de tráfego para a maioria das lojas virtuais e apresentam a maior taxa de conversão de todos os canais utilizados para divulgação. Por isso, é fundamental se preocupar com o bom posicionamento da sua loja.

Para quem não sabe, SEO para E-commerce (Search Engine Optimization) é um conjunto de técnicas tanto de fatores On Page (ações feitas dentro da sua loja) e fatores Off Page (ações realizadas fora da sua loja virtual e que interferem diretamente no posicionamento dos resultados de buscas).

Confira algumas das principais estratégias de SEO para E-commerce:

1 – A escolha de palavras-chave relevantes

Google Trends: SEO para E-commerce - Minha Superloja

O processo inicial de um bom SEO para E-commerce é definir as principais palavras-chave para as quais deseja-se aparecer bem ranqueado e monitorar as tendências dos termos escolhidos com suas respectivas variações, como no plural e singular. Para isso, existem ferramentas, como o Google Trends para avaliar as tendências de buscas no Google por região, período e categorias.

2 – Ofereça Conteúdo Otimizado e de Qualidade

Descrição de Produtos: SEO para E-commerce - Minha Superloja

É fundamental que a sua loja apresente conteúdo próprio e jamais copiado de sites de terceiros. Ou seja, cada categoria, ou página com descrições de produtos precisa ter um texto desenvolvido especificamente para cada uma delas. Ao copiar o conteúdo de outro site você perde as chances de aparecer entre os melhores resultados da pesquisa do Google.

3 – Tags, Titles e Descriptions

Title e Description

Além de cada página oferecer conteúdo exclusivo, é importante que as tags das páginas sejam diferentes umas das outras. Essas tags são palavras-chave que aparecem em forma de títulos ou ao longo do conteúdo das suas páginas. As principais que precisam ser preenchidas são: Meta Tag Title, Meta Tag Description, H1, H2 e H3 e assim por diante.

4 – Otimização de Imagens

Tags Imagens: SEO para E-commerce - Minha SuperlojaA otimização da imagem começa desde a nomenclatura, quando você salva ela no seu computador. Ou seja, é importante que a imagem explique em poucas palavras separadas por hífen o que a imagem diz, pois o Google não lê as imagens, apenas o conteúdo de texto que elas carregam. Além disso, existem as Tags Alt (nomenclatura que aparece em cima da imagem ao passar o cursor do mouse), nesse espaço deve ser inserido o nome do produto ou uma descrição que pode ter muita busca. Já na Tag Title da imagem recomenda-se usar apenas o nome do produto.

5 – Utilize URLs amigáveis

URL Amigável: SEO para E-commerce - Minha Superloja

As URLs das suas páginas são fundamentais para um bom resultado de SEO para E-commerce. Por isso, é fundamental dar uma atenção especial a elas. O ideal é que o a URL seja formada pelo seu domínio/nome-do-produto (separado por hífen). Hoje em dia, o ideal para uma boa indexação no Google é que as URLs não sejam tão extensas. Portanto, não adianta encher de palavras-chave para tentar se beneficiar que o Google vai priorizar o URLs mais objetivas.

Essas são apenas algumas dicas para otimizar a sua loja virtual. Para saber mais, baixe o e-book de SEO para E-commerce: 11 dicas para aparecer nos resultados de buscas do Google. Além disso, não esqueça que é fundamental monitorar o posicionamento das suas principais palavras-chave nos buscadores. Para isso, existem várias ferramentas como o SEO Monitore, que até 10 palavras-chave é gratuito.

Boa sorte na otimização de sua loja e boas vendas!

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Talita Bridum

Talita Bridum Trabalha com Internet desde 2008 e desde então, passa o dia inteiro nas Mídias Sociais. Atualmente faz SEO para a Minha Superloja, gerencia Projetos e Marketing Digital na Agência Inundaweb e em breve irá lançar a sua própria loja virtual.