5 dicas para reduzir os custos do seu e-commerce

//mercado | por | 26 de setembro de 2016

Para o sucesso de qualquer negócio, é muito importante identificar custos desnecessários e criar oportunidades financeiras para realizar melhorias no serviço, oferecer um serviço ágil e reduzir o custo do frete chega a ser uma questão de sobrevivência, principalmente em tempos poucos favoráveis para a economia.

Existem algumas práticas que otimizam seu tempo e gastam menos. Separamos 5 delas para você parar de gastar adoidado e levar a sério a sua loja virtual.

Planeje seus custos

 

Se você é dono de um e-commerce e ainda não planeja seus custos eu tenho uma má notícia para você. Afinal, a falta de planejamento é um dos principais motivos que levam um negócio ao fiasco, seja no ambiente físico ou online. E esse planejamento deve ser constante, porque assim é possível analisar onde se pode cortar gastos.

E quando se fala de planejamento, estou falando de checar seu registro de domínio, sua plataforma hospedeira e todas as tecnologias envolvidas no funcionamento do seu site, tudo isso deve ser planejado para evitar gastos fúteis.
Um exemplo: sua plataforma de e-commerce. Algumas empresas optam por plataformas gratuitas com o intuito de economizar, mas o custo de manutenção do open source acaba sendo muito maior que a contratação de profissionais consultores e de uma plataforma como a Minha Super Loja.

Venda com estratégias

As estratégias de venda devem estar alinhadas com seu planejamento. Afinal, não adianta nada ter um bom planejamento financeiro se houver falhas no processo de vendas. E as vendas só são possíveis com uma boa plataforma, capaz de atender todas as demandas do seu marketing digital. A capacidade de integração à diversas ferramentas de análise é fundamental para sua plataforma, porque só assim o levantamento e análise de dados te leva a uma estratégia correta. Caso contrário, todo o seu investimento terá sido em vão.

Otimize sua publicidade

Trabalhar com e-commerce tem infinitas vantagens, além do baixo custo, as operações online são praticamente 100% mensuráveis. Isso significa que, você pode monitorar suas campanhas e desativar tudo aquilo que não dá resultados, além de impulsionar o que tem dado certo.

Um erro muito comum em e-commerce é a criação de campanhas que trabalham sem acompanhamento algum, basicamente no “piloto automático”. E para evitar isso, sua plataforma deve colaborar com você no monitoramento e otimização constante. É importante lembrar que publicidade é também o modo como sua loja se distribui pelo layout.

Aposte na logística

Não tenha medo de negociar. Procure transportadoras, isso mesmo, no plural. Compare preços, prazos e qualidade de serviço. Afinal, o frete é um dos fatores que mais aumentam os custos de um e-commerce. Por isso, é importante que a negociação de contratos seja constante, evitando reclamações, devoluções, extravios e danos aos produtos.

A terceirização é o caminho

Ao contrário do que se pensa, a terceirização não traz perda de qualidade. A decisão de contratar uma parceria deve ser estratégica, em busca de agregar qualidade ao seu negócio e não subtrair. Com as ferramentas certas você pode cortar custos e investir com mais precisão, para isso, é fundamental ter uma plataforma de e-commerce que trabalhe a seu favor e não contra o seu negócio.

E então, quer economizar a partir de agora? Então venha para a Minha Super Loja e transforme a sua experiência online em lucro.

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Gabriela Jahn

Gabriela Jahn Estudante de jornalismo, fotógrafa, redatora e produtora de conteúdo na Inundaweb. Adora tretas.